I Conf. de Psicologia Positiva
Martin Seligman será o líder da 1ª Conferência Brasileira de Psicologia Positiva, organizada pela APPAL – Associação de Psicologia Positiva da América Latina

Apresentar o mais novo campo de estudo em Psicologia ao público é o objetivo da 1ª Conferência Brasileira de Psicologia Positiva, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Convenções Sul América, na cidade do Rio de Janeiro.
O evento contará com a presença do fundador do movimento da Psicologia Positiva, Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, e diretor-fundador do Centro de Psicologia Positiva, nos Estados Unidos. Seligman vem ao Brasil a convite de sua aluna Patrícia Carlos de Andrade, presidente do Instituto Millenium. A APPAL – Associação de Psicologia Positiva da América Latina, primeira entidade sediada no Brasil que congrega profissionais da América Latina e da Rede Ibero-Americana de Psicologia Positiva.

Martin Seligman apresentará um panorama da Psicologia Positiva e autografará o seu mais novo lançamento Florescer – Uma nova visão para o entendimento da felicidade e o bem-estar, pela Editora Objetiva. O livro apresenta a nova teoria de Seligman sobre os cinco elementos que as pessoas procuram como forma de melhorar a qualidade de vida: emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, propósito e realização. A nova teoria e as pesquisas de Seligman na área da Psicologia Positiva são consequência de sua percepção de que o crescimento econômico e aumento da riqueza dos países ao longo da segunda metade do século XX não implicaram diminuição dos casos de psicopatias e depressão, hoje presentes em pessoas cada vez mais jovens.
 
Ainda pouco conhecida no Brasil, a Psicologia Positiva vem se desenvolvendo nos Estados Unidos, desde a década de 90, e tem conquistado resultados importantes em universidades, escolas, empresas, comunidades e em instituições, de modo geral. O objetivo é fazer algo de grande impacto, apresentando o campo para acadêmicos, empresários, jornalistas e formadores de opinião. Segundo a psicóloga Daniela Levy, presidente da APPAL, já se verificam algumas iniciativas no Brasil, em pesquisas das universidades Federal do Rio de Janeiro e Federal do Rio Grande do Sul. “No âmbito empresarial, a Natura já vem aplicando conceitos da Psicologia Positiva há alguns anos, em sua linha de produtos Natura Mamãe e Bebê, e apresentará a sua experiência na conferência”, destaca Daniel a Levy.
 
A Conferência também contará com palestras sobre a aplicação da Psicologia Positiva nas áreas educacional, empresarial e da saúde. No dia 20 de outubro, Martin Seligman abrirá o evento, apresentando um panorama sobre a Psicologia Positiva no mundo. À tarde, haverá uma mesa sobre os avanços e o potencial da Psicologia Positiva na América Latina e no Brasil. Resiliência nas escolas e comunidades também serão temas de palestras. No segundo dia (21/10), o foco será na área acadêmica e empresarial, terminando com uma mesa-redonda sobre as Perspectivas e Desafios da Psicologia Positiva na América Latina.
 
A Psicologia Positiva
A Psicologia Positiva é um campo de estudo científico e um movimento cultural e acadêmico, com foco nas habilidades, forças, virtudes e resiliência dos indivíduos. Resiliência, a capacidade de superar obstáculos e desafios com força, otimismo, engajamento e buscando o crescimento, é um dos conceitos centrais desta nova ciência. O campo busca conhecimento e propostas para aumentar o bem-estar das pessoas em seus relacionamentos, sua escola, sua empresa, sua comunidade. Segundo Martin Seligman, a Psicologia Positiva busca entender as potencialidades do ser humano, sua capacidade de desenvolvimento e procura do bem-estar. A proposta é manter o foco não em psicopatias e problemas, mas sim no desenvolvimento pessoal, nas qualidades, nas forças e virtudes que podem levar o indivíduo a realiza r maximamente seu potencial.
 
A Universidade da Pensilvânia tem vendido programas baseados nas pesquisas de Seligman, com ele à frente do treinamento, para vários lugares do mundo. Um programa de alguns milhões de dólares é o treinamento de resiliência que foi vendido para as forças armadas americanas. O outro é o de educação positiva, que foi aplicado por uma escola tradicional australiana e que tem se espalhado por toda a Austrália. Novos programas tem sido implementados nos Estados Unidos e no Reino Unido. Seligman também está por trás de toda a discussão sobre incluir bem-estar nas medições de PIB dos países.

Confira a programação da 1ª Conferência Brasileira de Psicologia Positiva:

20.10.2011 – Quinta-Feira
8:30 – Martin Seligman – Psicologia Positiva: Visão Geral
10:00 - Perguntas e Respostas
10:30 – Coffee Break
11:00 - Aguardando confirmação do palestrante
12:00 - Almoço
14:00 – Psicologia Positiva na América Latina – Daniela Levy e James Pawelski
15:00 – Instrumento VIA-IS / Inventário de Forças Valores em Ação em Português – Bruna Larissa Seibel
15:30 – Psicologia Positiva no Brasil – Lilian Graziano
16:00 – Resiliência – Liliane Vilete
16:30 – Programa amigos no Brasil- Promovendo Resiliência e bem estar mental em escolas e comunidades -Marco Callegaro
17:00 - Perguntas e Respostas
17:30 – Coffee Break e lançamento do livro Flourish com autógrafo de Martin Seligman
18:30 – Encerramento

21.10.2011 – Sexta-Feira
8:30 – Martin Seligman – Psicologia Positiva na área acadêmica
10:00 – Perguntas e Respostas
11:00 – Coffee Break
11:30 - Abordagem Integral: Aplicabilidade da Psicologia Positiva em estudos científicos da Natura. Case: Benefícios de um inovador método de automassagem para gestantes – Cláudia Pellegrino
12:30 - Almoço
14:00 - Psicologia Positiva no mundo acadêmico – James Pawelski
14:45 - Psicologia Positiva na prática médica e nas especialidades de saúde: Mudança de paradigma
15:30 – Wellness Coaching: Mudanças de comportamento com foco no bem estar
16:15 - Coffee Break
16:45 – Desafios e Perspectivas da Psicologia Positiva na América Latina – mesa redonda James Pawelski, Liliane Vilete, Cláudia Pellegrino
18:00 – Encerramento
OBS: Esta programação pode ser levemente modificada conforme confirmação de novos palestrantes

Informações e Cadastro: clique aqui.

Sobre a APPAL
A Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL) tem como objetivo principal promover a ciência e a prática da Psicologia Positiva, bem como facilitar a comunicação, a colaboração de pessoas interessadas e o desenvolvimento de pesquisas na área. A entidade foi criada este ano e tem sede na cidade de São Paulo. À frente da iniciativa está a psicóloga Daniela Levy. Conheça melhor a instituição no site www.appal-online.org

Sobre Martin Seligman
Nascido em 1942, em Albany, Nova York, Martin Seligman foi presidente da Associação Americana de Psicologia. Criou a Psicologia Positiva em 1998. É professor da Universidade da Pensilvânia e diretor fundador do Centro de Psicologia Positiva. Autor de mais de 20 livros, entre eles Felicidade autêntica (2002) e Florescer (2011).

Serviço:
Evento: I Conferência Brasileira de Psicologia Positiva
Data: 20 e 21 de outubro de 2011
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3293-6700

Voltar