Guia básico para pintar as paredes da sua casa sem erros

Quer pintar a sua casa sozinha? Nós vamos te ajudar! Pintar as paredes de um cômodo ou dar uma repaginada na casa toda é um grande desafio, mas sabendo o que você precisa fazer fica tudo muito mais fácil. Independentemente se você está pintando a casa porque quer dar uma repaginada no ambiente ou até se precisa pintar para entregar um imóvel alugado, o importante é saber fazer do jeito certo. 

Aqui, vamos dar diversas dicas de como pintar as paredes da sua casa sem erros e deixar o ambiente como novo. Desde apps para testar tinta na parede até calcular o quanto de tinta é necessário para pintar um cômodo, falaremos sobre tudo isso aqui. Então, vamos lá! Confira as nossas dicas abaixo:

Como escolher a cor para pintar a parede?

O primeiro passo é definir as cores que você deseja pintar a parede. E aqui você precisa entender o que você quer fazer. Você quer apenas renovar a cor atual? Quer ter uma cor mais sóbria? Quer uma cor que deixe o ambiente mais claro ou mais intimista? É preciso definir o que você deseja!

Por isso, a dica é pensar bastante tanto nas cores, como em possíveis combinações e no estilo da decoração da sua casa. Uma dica é estudar a psicologia das cores para entender quais são as sensações que as cores passam no ambiente. Outra dica é utilizar aplicativos para testar cores na parede, assim você pode ter uma ideia de como a sua parede ficaria e isso pode ajudar na sua escolha.

Qual é o melhor tipo de tinta para usar?

As principais fabricantes de tinta do mercado trabalham com as linhas econômica, standard e premium. Geralmente, a tinta de linha econômica é mais barata, mas também é mais fina e isso pode ser uma desvantagem em ambientes grandes. Tintas da linha econômica provavelmente vão demandar  três ou mais demãos e isso pode fazer você gastar mais tinta para ter uma boa cobertura da superfície.

No caso das linhas premium, as tintas são mais encorpadas, possuem mais tecnologia, são mais resistentes, rendem e cobrem mais e duram mais tempo. Por conta disso, são necessárias apenas de duas a três demãos para ter uma pintura de boa qualidade na sua parede. Além disso, é preciso saber que existem tintas à base de água e a base de solvente.

As tintas à base d’água são mais sustentáveis e muito mais fáceis de serem usadas. Isso porque a diluição é feita com água, você pode lavar os materiais depois que usar, ela tem pouco odor, seca mais rápido e é muito resistente. Em contrapartida, a tinta base solvente acaba demorando mais para secar, deixa um cheiro forte no ambiente após a pintura e precisa de diluente base solvente para diluir. Ou seja, você precisa comprar mais um produto para conseguir pintar. Por isso, sempre priorize escolher produtos que são à base de água.

Como saber a quantidade necessária de tinta?

Em termos, um galão de 3,6 litros de tinta comum é suficiente para duas demãos em uma parede de 20 m². Então, é importante medir o tamanho da sua parede. Outra dica é pesquisar as informações do fabricante de quanto a tinta pode render, assim você pode fazer os cálculos e comprar a quantidade de tinta  certa para pintar a sua casa.

Como preparar a casa para a pintura? E qual é o jeito certo de pintar uma parede? 

O primeiro passo é separar os seus acessórios de pintura. Rolo de pintura, pincéis para acabamentos e a bandeja de pintura não podem faltar. E se você não quer se sujar, separe também uma luva de látex e uma roupa que será usada na hora da pintura.

Com tudo separado, agora é hora de arrumar a casa para iniciar a pintura. Se for possível, retire todos os móveis do ambiente, principalmente os que estão nos cantos das paredes. Assim, você terá mais espaço para trabalhar. Se isso não for possível, afaste os móveis o quanto conseguir e cubra-os com lençóis para evitar sujeira.

Nos batentes das portas, janelas e no espelho das tomadas, a dica é um usar fita adesiva branca. Dessa forma, você pode fazer um melhor acabamento nos cantos sem sujar pinceladas de tinta nesses locais. E por fim, certifique-se de que a parede está limpa e seca para iniciar a pintura.

O mais indicado é começar a pintura com o pincel pelos cantos, bordas e detalhes e depois preencher o restante da superfície passando o rolo na vertical fazendo movimentos em “N” ou “W”. Isso permite que você faça um acabamento mais preciso, além de diminuir o escorrimento de tinta, o que também gera uma boa economia. Com as nossas dicas, você terá muita facilidade para deixar a sua casa com uma pintura nova e de muita qualidade.