Manchas de acne: saiba como evitar e diminuir as cicatrizes

Quem sofre com acne sabe que, além das espinhas, outra reclamação muito comum são as manchas no rosto, causadas justamente pelas inflamações. Por isso, para quem se preocupa com isso, evitar e tratar essas marquinhas é mais um passo na rotina de skincare.

Usar um bom produto clareador é a melhor maneira de acelerar o processo e ficar livre de manchas mais rápido. Mas outros passos também são importantes quando o assunto são as manchas de acne.

Entenda melhor sobre o assunto e veja como cuidar da pele para evitar e tratar essas manchinhas!

Quais são as razões das manchas na pele

As inflamações e espinhas causam algumas alterações na barreira cutânea, seja deixando mais exposta (pela inflamação externa) ou criando uma saliência (no caso da espinha interna).

Em ambos os casos, essa alteração da barreira cutânea estimula a produção de melanina no local, pois é um mecanismo do próprio corpo para proteger a região sensibilizada.

Com o contato com o sol, essa região com mais melanina fica mais pigmentada, criando a mancha na pele, que perdura muito mais tempo do que a própria espinha.

O mesmo acontece quando você mexe na inflamação. Isso também faz com que a barreira cutânea fique machucada, estimulando a proteção de melanina na região.

Como evitar as manchas de acne

Como vimos, a combinação de melanina e exposição ao sol é a grande causadora de manchas no rosto. Por isso, para evitá-las, é preciso pensar em maneiras de evitar esses dois fatores.

Melanina

A melhor maneira de evitar que a região da espinha fique hiperpigmentada é não mexer nela. Ou seja, não esprema ou cutuque a espinha, pois isso faz com que a produção de melanina seja estimulada.

Além disso, o hábito de apertar cravinhos também pode criar manchas, pois pode machucar a barreira cutânea. Vale lembrar que algumas pessoas têm mais sensibilidade que outras, fazendo com que, mesmo sem cutucar, a espinha crie uma mancha. Nesse caso, a atenção precisa ser com a proteção solar.

Protetor solar

O protetor solar é considerado o “melhor clareador” que existe. Afinal, ele bloqueia os raios solares que criam a hiperpigmentação na região com estímulo da melanina.

Por isso, quem tem acne precisa utilizar protetor solar diariamente, para evitar que o local das espinhas fique hiperpigmentado e crie a mancha. Esse é um cuidado diário, que diminui muito as chances de ficar com cicatrizes mesmo depois que a espinha some.

Como tratar as manchas

Mesmo assim ficaram algumas manchas no rosto? Tudo bem, também existem os produtos clareadores formulados especificamente para acelerar o sumiço das manchinhas.

As manchas somem graças à renovação da pele. De tempos em tempos, a camada superficial da pele vai saindo, tornando-se células mortas, e acabam sendo retiradas na hora da lavagem.

Com isso, as camadas abaixo dela (com menos pigmentação) vão se tornando mais aparentes e, com isso, a mancha vai sumindo.

O que os produtos clareadores fazem é acelerar esse processo de renovação da barreira cutânea, fazendo com que a camada sem pigmento fique aparente mais rápido, ficando sem manchas.

Ácidos e produtos clareadores

Alguns dos ácidos e produtos clareadores são:

  • ácido glicólico: faz uma esfoliação química na pele, retirando as células mortas da primeira camada e estimulando a renovação celular, para que a mancha suma;
  • ácido tranexâmico: inibe uma das moléculas que auxilia na formação das manchas, ou seja, ajuda tanto a evitar quanto a tratar.
  • ácido mandélico: além da esfoliação, também ajuda a quebrar as moléculas de pigmento, diminuindo a intensidade da mancha mais rapidamente.

O uso de ácidos na rotina de skincare precisa de atenção, principalmente se sua pele for sensível. O ideal é utilizá-lo sempre à noite, retirando sempre no dia seguinte.

Se você estiver com muitas espinhas, sempre procure um dermatologista antes de aplicar um ácido, pois isso pode piorar as inflamações.

E, claro, use sempre protetor solar, mesmo em dias nublados, pois é isso que garante uma eficácia maior e o desaparecimento das manchas mais rápido.