Cuidados necessários para garantir a saúde postural no dia a dia

Você sabia que a postura corporal está diretamente relacionada com o nosso bem-estar? A má postura pode causar desequilíbrios músculo-esqueléticos e sobrecarga mecânica, resultando em dores e síndromes.

Manter a postura correta é importante em todos os momentos da nossa vida, principalmente no trabalho, com a cadeira correta, mochila para trabalhar que seja ergonômica, não ficar encurvado e se sentar a uma distância correta das telas.

Como as pessoas são diferentes e possuem necessidades biológicas distintas, podemos dizer que não existe uma postura padrão que seja correta para todos, mas a postura que é a ideal para cada corpo, aquela que supre as suas necessidades mecânicas.

Relevância da postura correta no dia a dia

A postura correta deve manter a sua coluna alinhada para que os músculos e ossos possam funcionar de maneira correta, sem sobrecarga. A má postura acaba desencadeando desvios na coluna vertebral, desgastes nas articulações entre as vértebras e o pinçamento dos nervos que saem da coluna e são responsáveis pela movimentação do corpo. Entre os principais desvio, temos:

  • hiperlordose: curvatura excessiva da região lombar, deixando o abdômen mais proeminente e a região glútea mais levantada;
  • hipercifose: aumento da curvatura da coluna na região torácica, dando a impressão de que a pessoa está “corcunda”;
  • escoliose: ocorre uma curvatura lateral da coluna (em forma de “S” ou “C”), deixando as partes do corpo assimétricas.

Erros posturais que você precisa evitar

Ter uma boa postura é um treino e você precisa ter constância para que se torne um hábito consolidado. Quando perceber que está com a postura errada, você pode se corrigir até o seu cérebro se acostumar. Entre as posturas erradas, temos:

  • ficar de pé apoiado em apenas uma perna: colocar o peso em apenas uma perna causa alterações na coluna, como a escoliose;
  • ficar curvado sobre uma cadeira: essa posição puxa os ossos do quadril para trás e empurra a pélvis para frente, pressiona os discos vertebrais e nervos, deixando a coluna curvada;
  • encolher os ombros: essa posição vai curvar a parte superior da coluna e pode dobrar a pelve, diminuindo até mesmo a sua capacidade pulmonar;
  • ficar olhando para baixo por longos períodos: ficar com a cabeça inclinada por muito tempo (lendo ou mexendo no celular) coloca muito peso nos músculos do pescoço e da cervical.

Como manter a postura ideal no dia a dia?

Para o trabalho, o correto é manter as costas retas e o ombro para trás, os glúteos devem encostar na parte de trás da cadeira e você deve sentir as três partes da coluna (cervical, torácica e lombar) sem tensão e deixe os pés apoiados no chão.

Quando for levantar objetos, observe se vai conseguir sustentá-lo e deixe os pés firmes no chão, além disso, lembre-se de dobrar os joelhos quando for se abaixar. Na hora de levantar, contraia o abdômen e impulsione com as pernas.

Na hora de dormir, a melhor postura para evitar problemas na coluna é dormir de lado usando dois travesseiros, um mais baixo para apoiar a cabeça e outro menor entre as pernas para alinhar o quadril.

Também é importante ter atenção na hora de dirigir, a altura e distância do corpo em relação ao volante devem ser confortável e os cotovelos não podem ficar totalmente estendidos. Os joelhos devem estar no mesmo nível que os quadris e o assento deve permitir os joelhos dobrados e seus pés alcançando os pedais.

Lembre-se de que sentir dores nas costas não é algo normal, nem algo que se resolverá sozinho com o tempo. É preciso criar consciência corporal para melhorar a postura, recorrer a estímulos locais como massageadores, gelo ou calor para controlar as dores e visitar o médico em caso de dor crônica.