Detran-SP alerta sobre cuidados para transporte das crianças nos diferentes tipos de veículos

  • Categoria do post:Automotivo
  • Autor do post:

Veja como garantir a segurança e o bem-estar das crianças em veículos particulares, motocicletas, transporte escolar, táxis e veículos por aplicativo

O transporte seguro de crianças em veículos é uma preocupação fundamental para garantir sua proteção e conforto durante os deslocamentos no trânsito. O Detran-SP destaca a importância de conhecer e seguir as regras e recomendações específicas para cada tipo de veículo. Confira abaixo os cuidados necessários para transportar crianças adequadamente, abrangendo desde veículos particulares até táxis e veículos por aplicativo.

carro crianca

Transporte de crianças em veículo particular

Conteúdo do artigo

A segurança começa desde o momento em que se atravessa a faixa de pedestres até o correto posicionamento das cadeirinhas. Para bebês até 1 ano, a utilização do “bebê conforto” no banco traseiro, de costas para o movimento do veículo, é imprescindível. Já para crianças de 1 a 4 anos, a cadeirinha deve estar voltada para a frente, sempre presa corretamente com o cinto de segurança. Para as de 4 a 10 anos, o assento de elevação, conhecido como booster, é essencial para o correto posicionamento do cinto de segurança.

É importante ressaltar que a não utilização do assento de elevação acarreta em multa gravíssima, com 7 pontos na CNH e valor de R$ 293,47. Crianças acima de 10 anos e adultos devem sempre utilizar o cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros.

Transporte de crianças em motocicletas, motonetas e ciclomotores

O transporte de crianças menores de dez anos ou que não tenham condições de cuidar de sua própria segurança nesse tipo de veículo é proibido, conforme o Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, o uso adequado do capacete, certificado pelo INMETRO e adequado ao tamanho da criança, é fundamental. Outros equipamentos de segurança, como viseira e colete refletivo, também são essenciais para garantir a proteção.

Transporte escolar

O transporte escolar requer uma atenção especial. Antes de contratar o serviço, é fundamental verificar se o veículo possui autorização da prefeitura, passou pela vistoria semestral do Detran-SP, e se o condutor possui CNH categoria D ou E. Além disso, a presença de dispositivos de segurança, como cintos, extintor de incêndio e travas nas janelas, é essencial.

Transporte de crianças em táxi e veículos por aplicativo

family with bbay girl choosing car car saloon

Nos serviços de táxi, carros por aplicativo e veículos de aluguel, não é obrigatório o uso de cadeirinhas, assentos de elevação ou bebê conforto. No entanto, é recomendado transportar a criança no banco traseiro, com o cinto de segurança afivelado, sob a supervisão do responsável.

Independentemente do veículo utilizado, é fundamental seguir alguns cuidados básicos, como garantir um desembarque seguro, evitar parar em fila dupla, manter o foco na direção, evitar o uso de dispositivos eletrônicos e obedecer rigorosamente às leis de trânsito.

Transportar crianças de maneira segura em diferentes tipos de veículos é uma responsabilidade compartilhada por todos. Ao seguir as orientações do Detran-SP, garantimos a prioridade à segurança e ao bem-estar dos pequenos em todas as situações de tráfego. Afinal, a proteção das crianças deve ser sempre a principal preocupação ao transportá-las em qualquer veículo.