Quando devo higienizar o sofá? Guia completo!

  • Categoria do post:Casa
  • Autor do post:

Se você está se perguntando quando devo higienizar o sofá e garantir que ele se mantenha esteticamente limpo e adequado, nós podemos te ajudar.

Mesmo sendo algo primordial para manter a estética e qualidade de um estofado, nem todo mundo respeita o período de higienização de um estofado. 

Deixar de realizar o processo correto e no período certo, além de comprometer o móvel em si, diminuindo seu tempo de vida útil, ainda irá comprometer o ambiente bonito e saudável de uma casa, prejudicando sua experiência.

Quando devo higienizar o sofá
Quando devo higienizar o sofá

Separamos aqui um guia completo citando todos os detalhes de quando higienizar o sofá corretamente e garantir os melhores resultados.

Quando devo higienizar o sofá?

Conteúdo do artigo

A frequência no qual você deve higienizar o sofá e dos demais estofados presentes na sua casa vai depender de uma série de fatores como intensidade de uso, em qual ambiente está, se há animais ou não e dentre outros.

Para te ajudar a entender como essa frequência de higienização deve acontecer, separamos alguns parâmetros que podem te ajudar a indicar o período ideal para higienização.

Uso regular

Se você faz um uso regular e comum do seu sofá, por exemplo, colocando-o na sala de sua, sentando constantemente para assistir uma TV e fazer um uso comum, nós indicamos uma limpeza profunda a cada 6 a 12 meses para remover sujeira, odores e manchas.

Nesse tipo de uso, a cada 15 dias recomendamos também a realização de uma aspiração para remoção de sujeiras mais simples como poeiras, migalhas e afins.

limpar estofado

Usar também os produtos para higienização de estofados corretos vai auxiliar nos melhores resultados, principalmente nas limpezas intensas.

Presença de animais e crianças

No caso de ambientes que possuem crianças e animais, o uso é considerado mais intenso, especialmente pelo estofado estar mais suscetível a sujeiras, manchas e outros.

Nesse caso, você deve fazer uma limpeza especializada, de preferência utilizando um desinfetante limpador de qualidade e específico para estofados. Além de ajudar na limpeza, ele também irá atuar como um bom controlador de odores, deixando o estofado sempre limpo e cheiroso.

Essa limpeza especializada citada acima, indicamos realizar sempre entre 3 a 6 meses e se o estofado não estiver impermeabilizado, pois a impermeabilização tem durabilidade de até 12 meses. 

Recomendamos também fazer uma limpeza mais simples toda semana, utilizando aspirador de pó para remover pelos, sujeiras e outras sujeiras superficiais.

young woman with rechargeable vacuum cleaner cleaning home

Pessoas com alergia e sensibilidade

Se você ou sua família sofrem de alergias ou problemas respiratórios, é recomendável realizar limpezas e higienizar o sofá com mais frequentes.

Nesse caso, nós indicamos realizar uma limpeza mais pesada a cada 3 a 6 meses, para reduzir a presença de ácaros e alérgenos.

Além disso, a limpeza básica também deve ser constante, de preferência 1 vez a cada semana, para remover poeiras e afins.

Em caso de manchas

Derramou um líquido no sofá? O recomendável é realizar uma limpeza imediatamente para evitar que se fixem no tecido.

Se os acidentes forem persistentes, recomendamos ter um hábito de limpeza frequente, pelo menos 1 vez ao mês, a fim de evitar que as manchas se tornem mais intensas e difíceis de remover.

limpeza sala

Quais os melhores produtos para limpeza de sofá?

Além de manter o hábito de realizar as limpezas e higienizar o sofá de formas corretas conforme o seu tipo de uso, um ponto de grande importância é utilizar os produtos corretos.

Isso porque, os produtos corretos além de tornar a limpeza mais eficiente, estes não prejudicaram a qualidade e durabilidade do tecido, evitando comprometer o estofado.

Segundo a empresa Color Brilho, empresa de referência no ramo de soluções para higienização de estofados, os melhores produtos para garantir uma limpeza de sofá eficiente, são:

  • Detergente flotador;
  • Alvejante para tecidos;
  • Desinfetante limpador;
  • Neutralizador de Odores

Além disso, e para garantir uma vida útil ainda maior aos estofados, a empresa recomenda o uso de impermeabilizantes, produto que consegue proteger o tecido contra umidade e derramamento de líquidos e sujeiras em geral, facilitando a manutenção e prolongando a vida útil do tecido.